SERVIDORES PARTICIPAM DO SEMINÁRIO PRIMEIROS PASSOS NA GESTÃO PÚBLICA

07/04/2015

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), por meio da Escola de Governo do Maranhão (Egma), iniciou, nesta segunda-feira (6), o Seminário Primeiros Passos na Gestão Pública, para orientação dos novos servidores sobre a gestão pública estadual. A capacitação dos servidores integra o conjunto de ações de valorização do funcionalismo público, que vem sendo desenvolvido pelo Estado.

A proposta do Seminário é oportunizar espaços para reflexão e debate que eleve e fortaleça a consciência da importância de ser servidor público e despertar o interesse contínuo pela capacitação, que propicia melhorias no desenvolvimento do trabalho prestado à sociedade.

“Por determinação do governador Flávio Dino, não mediremos esforços para garantir a valorização do servidor, por meio da qualificação profissional, em todos os órgãos e municípios, para que o servidor público se sinta orgulhoso de fazer parte da administração e possa, cada vez mais, prestar um serviço de qualidade, com eficiência e presteza para a população maranhense”, garantiu o secretário da Gestão e Previdência, Felipe Camarão.

No seminário, os servidores são orientados sobre o papel da Escola de Governo, enquanto órgão responsável pelas ações de capacitação dos servidores públicos; o Estatuto do Servidor Público, que esclarece sobre seus direitos e deveres; e noções sobre redação oficial e cursos técnicos, como licitação, termo de referência, elaboração de projetos e planejamento estratégico.

A visão do servidor como parceiro no desafio de transformar o Maranhão em uma terra com mais igualdade e justiça é defendida pelo governador Flávio Dino desde o início da gestão. “Nós acreditamos que para isso é fundamental ter um bom serviço público, com servidores respeitados. O governo deve dar, a todos os servidores, as oportunidades de qualificação, para que possam cumprir as suas missões a cada dia com mais qualidade”, afirmou o governador na semana passada, ao comentar a importância do evento.

A diretora da Egma, Janaína Lula, observou que no processo de mudança e transformação defendido pelo governo, a instituição contribuirá de forma efetiva com a propagação do conhecimento. “O servidor encontrará na Escola de Governo todas as capacitações técnicas e atualizações necessárias para o bom desempenho das suas funções. É missão da Egma garantir o desenvolvimento do potencial humano, assim, o Estado se manterá profissionalizado. O servidor capacitado resultará em excelentes serviços prestados à população do Maranhão”, declarou.

Na concepção do servidor Silvério Costa Júnior, a Egma é muito importante na capacitação e desenvolvimento do servidor público. “Sou graduado em Administração e pós-graduado em Gestão de Pessoas. Busco sempre a Escola de Governo pelo know-how que ela tem, pelo seu corpo docente, de muita capacidade e que nos passam informações atualizadas”, comentou.

A partir deste mês, serão oferecidas diversas capacitações mensais, dando prioridade aos servidores dos municípios que estão fazendo parte do Programa ‘Mais IDH’. O governo tem como projeto utilizar recursos modernos de ensino telepresencial e plataformas interativas para oportunizar a capacitação a cada vez mais servidores.

Desde a sua criação, em 1998, a Escola de Governo do Maranhão já qualificou 74 mil servidores públicos estaduais. A meta para 2015 é beneficiar as cidades do interior do estado, ampliando o número de municípios atendidos. O seminário será realizado até a próxima sexta-feira (10), na Escola de Governo, localizada na Avenida Vitorino Freire, nº 1969, no bairro Areinha.

Click to open larger map

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220