PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Ação solidária no Hospital do Servidor encerra programação da Semana das Mães

16/05/2017

Ação solidária com música e muita emoção marcaram o encerramento da programação especial da semana das mães, na tarde desse sábado, no Hospital do Servidor (HSLZ). Uma singela homenagem às mães servidoras internadas, a Musicoterapia levou para elas, além de melodias, palavras e gestos de reconhecimento, carinho e ânimo. As atividades em comemoração ao Dia das Mães foram realizadas pelo Governo, através da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), no período de 8 a 13 de maio.
 
Emocionada, a paciente Ésia Candeira Garreto, 80 anos, 3 filhos, 7 netos e 6 bisnetos, agradeceu a visita inesperada, ao Grupo de Jovens Cristãos “Ministério Vida” e à equipe de Valorização do Servidor da Segep. “Adorei, achei emocionante. Ao mesmo tempo, foi gratificante receber esta homenagem. Confesso que não esperava, ainda mais, nesta condição tão difícil em que me encontro. Mexeu com o meu emocional, mas, foi muito bonita. Agradeço bastante, este gesto de carinho”, elogiou a professora aposentada do Estado.
 
Outra interna no HSLZ, Ildenê de Fátima Pinheiro Siqueira, 65 anos, servidora aposentada da Secretaria de Estado da Saúde, também se emocionou com a apresentação. “Foi maravilhosa. Uma injeção de ânimo para nós, literalmente. Espero que o Governo continue realizando essas ações solidárias, nas próximas comemorações de datas especiais, como, dia dos pais, das crianças, natal e assim por diante”, sugeriu a mãe de um casal de filhos e avó de dois netos.
 
Ainda sem filhos, mas, igualmente comovida com o gesto, a assistente social do HSLZ, Sâmia Soares, que acompanhou a visita às enfermarias, disse que a ação da Segep foi significante, tanto para as pacientes, quanto para os seus acompanhantes, a maioria familiares. “Muito importante, principalmente, neste momento, em que elas estão fragilizadas. Algumas, não podem contar com a presença e o apoio dos filhos a todo instante. Então, esta visita faz com que elas se sintam acolhidas, amadas. Uma ação bastante gratificante, realmente”.
 
Atividades itinerantes
 
Na quinta (11) e sexta-feira (12), foi a vez das mães servidoras da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), serem beneficiadas pelas atividades especiais.
 
A Acuidade Visual ou teste para detectar problemas visuais, mobilizou dezenas de funcionárias da Seduc, ao longo dos dois dias. “Achei importante, porque, normalmente, as pessoas costumam deixar a saúde de lado, devido à falta de tempo e outros motivos. Então, com o oferecimento aqui, no local de trabalho, isso fica bem mais fácil, para nós”, comentou a professora do Estado, Denise Mota.
 
Na tarde do dia 12, a atividade oferecida às mães servidoras do Imesc, consistiu em limpeza facial e cuidados com a pele. A servidora Eloína Carneiro aproveitou a ocasião para por a beleza em dia. “Esta foi uma grande iniciativa do Governo, que valorizou as mães, em especial. Adorei os cuidados que recebi. Essas ações são muito importantes para a autoestima do servidor”, disse.
 
Paralelamente, nesses dois dias, no Espaço Bem-Estar do Centro Administrativo do Estado, as servidoras também receberam cuidados especiais, através da massagem terapêutica, realizada no período da tarde. 
 
“Nesta edição do Dia das Mães, buscamos descentralizar as atividades, porque, nem sempre o servidor consegue chegar ao Centro Administrativo. A secretaria vem desenvolvendo programas e ações para valorização do servidor, a exemplo desta semana comemorativa, que foi bem recebida e super proveitosa”, concluiu a superintendente de Acompanhamento e Valorização do Servidor da Segep, Leda Beserra Costa.     
 

Mais Fotos

Ações no HSLZ, Seduc, Imesc e Espaço Bem-Estar (CAE) .

VALORIZAÇÃO

Regulamento do Centro Social do Servidor
Clube de Desconto do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220