PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Governo do Maranhão expande serviço de hemodiálise para servidores do Estado

31/10/2017

A Segep celebrou dois novos contratos que vão possibilitar o tratamento de mais cinquenta novos pacientes renais crônicos

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), firmou dois novos contratos que irão beneficiar pacientes renais crônicos que necessitam de hemodiálise, sem necessidade de internação. Desde o início de setembro, o serviço de atendimento ambulatorial para realização do procedimento foi ampliado, levando em conta o crescimento da demanda pelas sessões de hemodiálise para pacientes externos, ou seja, aqueles que não estão internados no Hospital São Luís (HSLZ), mas que seguem em tratamento renal. No total, os contratos vão possibilitar o atendimento de mais cinquenta novos pacientes que precisarem de tratamento dialítico.

“Essas contratações são muito importantes para melhorar a saúde do servidor. O Governo do Estado demonstra dessa forma o foco na valorização de todos os servidores”, afirmou a secretária da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães.

Até então, por meio de aditivo assinado em 2014, o contrato com o HSLZ só previa a realização de 105 sessões de hemodiálise por mês para pacientes externos. “Essas 105 sessões já não estavam mais sendo suficientes devido ao grande aumento da demanda e a tendência é que a procura cresça ainda mais, porque nossos pacientes estão mais velhos e portadores de doenças prevalentes da idade”, explicou Helena Tomaz, presidente da Comissão Técnica de Avaliação da Secretaria-Adjunta de Seguridade dos Servidores Públicos Estaduais (Saseg) da Segep.

Os novos contratos vão beneficiar pessoas como Thaís Maria Matos Brito, servidora da Secretaria de Educação (Seduc). Ela faz tratamento de hemodiálise ambulatorial há cerca de 3 anos, mas, antes disso, precisou permanecer internada no HSLZ por um mês, pois, na época, não havia vaga para hemodiálise ambulatorial. “Toda mudança para melhor é bem-vinda, já que vai aumentar o número de opções para dialisar sem que o paciente precise ficar internado”, avaliou Thaís. Moisés Abílio Costa, que também realiza sessões de hemodiálise periodicamente pelo Estado, ressaltou: “Nós, enquanto pacientes, vamos ser todos contemplados por essa expansão. Essa é mais uma das melhorias do Governo do Estado na Saúde do servidor”.

Os contribuintes do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben) que se consultarem com nefrologista no Centro Médico Holandeses (CMH) receberão, diretamente das mãos do médico durante o atendimento, formulário para optarem pela clínica de sua preferência. Já os recém-saídos da internação no HSLZ que precisarem das sessões ambulatoriais serão devidamente orientados no Hospital. Aqueles que receberem encaminhamento de médico externo para realização de hemodiálise poderão se dirigir ao Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses (CADH), localizado no bairro Calhau, e solicitar o formulário para agendamento das sessões.

Mais Fotos

Governo do Maranhão expande serviço de hemodiálise para servidores do Estado .

VALORIZAÇÃO

Regulamento do Centro Social do Servidor
Clube de Desconto do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220