PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Escola de Governo do Maranhão (EGMA) divulga números de servidores capacitados em 2017

31/10/2017

/A Escola de Governo do Maranhão tem realizado cursos específicos a diversos órgãos estaduais, sendo um referencial em todo território maranhense. 
 
A Escola de Governo do Maranhão (Egma), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), atendeu, somente em 2017, mais de 2.000 servidores estaduais, através de cursos, oficinas e seminários. O número, divulgado pela Diretoria da Egma, é resultado de uma série de atividades, programas de formação e treinamentos disponibilizados pelo Governo do Maranhão aos servidores públicos estaduais.

Dispondo de um laboratório de informática com infraestrutura adequada contendo mais de 20 computadores conectados à internet, a Escola vem desenvolvendo, gradativamente, iniciativas através de novos projetos pedagógicos em parceria com diversos órgãos, visando a construção e a implementação de políticas públicas de excelência.
 
Além dos diversos cursos que oferece em sua sede, a Egma realizou, através de parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o curso de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Foram 4 turmas, sendo 2 em São Luís, 1 em Imperatriz e a outra em Codó. O curso teve por objetivo orientar os Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e os técnicos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do Maranhão, qualificando assistentes sociais, psicólogos, advogados e conselheiros municipais dos municípios e circunvizinhos.

Para Ceiça Nascimento, Diretora da Egma, além do planejamento e realização dos cursos oferecidos aos servidores estaduais, a Escola conta com notório conhecimento e competência ao longo de seus 19 anos de fundação. “A Escola vem desenvolvendo suas atividades com excelência em prol dos servidores estaduais há quase 20 anos. Nosso objetivo constante é aumentar a eficácia das instituições responsáveis pelo atendimento de qualidade aos cidadãos”, afirmou. 

Ceiça ressalta ainda a importância dessas capacitações, principalmente no que diz respeito ao atendimento humanizado da população. “Todas as atividades desenvolvidas pela Escola demonstram a excelência e dedicação aos servidores públicos estaduais, inclusive para que se possa proporcionar um serviço ainda mais eficaz e eficiente para toda a sociedade maranhense”, frisou.
 
Paternidade Responsável
 
Um grande destaque na Escola de Governo é o Programa Paternidade Responsável, que baseia-se na Lei nº 10.464/2016, regulamentada pelo governador Flávio Dino, acerca da licença-maternidade e paternidade dos servidores públicos estaduais. Coordenado pela Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), o programa oferece, mensalmente, a oficina aos pais servidores, a fim de capacitá-los a respeito dos direitos garantidos com a lei.
 
De acordo com a Lei, a licença-paternidade, possuía um prazo de cinco dias (5), podendo ser prorrogada por mais quinze (15) dias, desde que o interessado comprove participação em atividade ou programa de paternidade responsável promovido pela Segep. Depois de participar da oficina na Escola de Governo, o servidor apresenta um requerimento comprobatório junto à Segep, em até 2 (dois) dias após o parto, adoção ou obtenção de guarda judicial.
 
De janeiro a outubro de 2017, já foram capacitados 359 pais servidores através da oficina “Paternidade Responsável: a importância da informação na construção da relação afetiva familiar”, realizada na sede da Egma. 
 
 

VALORIZAÇÃO

Regulamento do Centro Social do Servidor
Clube de Desconto do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220