Escola de Governo do Maranhão (EGMA) divulga números de servidores capacitados em 2017

31/10/2017

/A Escola de Governo do Maranhão tem realizado cursos específicos a diversos órgãos estaduais, sendo um referencial em todo território maranhense.

A Escola de Governo do Maranhão (Egma), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), atendeu, somente em 2017, mais de 2.000 servidores estaduais, através de cursos, oficinas e seminários. O número, divulgado pela Diretoria da Egma, é resultado de uma série de atividades, programas de formação e treinamentos disponibilizados pelo Governo do Maranhão aos servidores públicos estaduais.

Dispondo de um laboratório de informática com infraestrutura adequada contendo mais de 20 computadores conectados à internet, a Escola vem desenvolvendo, gradativamente, iniciativas através de novos projetos pedagógicos em parceria com diversos órgãos, visando a construção e a implementação de políticas públicas de excelência.

Além dos diversos cursos que oferece em sua sede, a Egma realizou, através de parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o curso de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Foram 4 turmas, sendo 2 em São Luís, 1 em Imperatriz e a outra em Codó. O curso teve por objetivo orientar os Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e os técnicos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do Maranhão, qualificando assistentes sociais, psicólogos, advogados e conselheiros municipais dos municípios e circunvizinhos.

Para Ceiça Nascimento, Diretora da Egma, além do planejamento e realização dos cursos oferecidos aos servidores estaduais, a Escola conta com notório conhecimento e competência ao longo de seus 19 anos de fundação. “A Escola vem desenvolvendo suas atividades com excelência em prol dos servidores estaduais há quase 20 anos. Nosso objetivo constante é aumentar a eficácia das instituições responsáveis pelo atendimento de qualidade aos cidadãos”, afirmou.

Ceiça ressalta ainda a importância dessas capacitações, principalmente no que diz respeito ao atendimento humanizado da população. “Todas as atividades desenvolvidas pela Escola demonstram a excelência e dedicação aos servidores públicos estaduais, inclusive para que se possa proporcionar um serviço ainda mais eficaz e eficiente para toda a sociedade maranhense”, frisou.

Paternidade Responsável

Um grande destaque na Escola de Governo é o Programa Paternidade Responsável, que baseia-se na Lei nº 10.464/2016, regulamentada pelo governador Flávio Dino, acerca da licença-maternidade e paternidade dos servidores públicos estaduais. Coordenado pela Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), o programa oferece, mensalmente, a oficina aos pais servidores, a fim de capacitá-los a respeito dos direitos garantidos com a lei.

De acordo com a Lei, a licença-paternidade, possuía um prazo de cinco dias (5), podendo ser prorrogada por mais quinze (15) dias, desde que o interessado comprove participação em atividade ou programa de paternidade responsável promovido pela Segep. Depois de participar da oficina na Escola de Governo, o servidor apresenta um requerimento comprobatório junto à Segep, em até 2 (dois) dias após o parto, adoção ou obtenção de guarda judicial.

De janeiro a outubro de 2017, já foram capacitados 359 pais servidores através da oficina “Paternidade Responsável: a importância da informação na construção da relação afetiva familiar”, realizada na sede da Egma.

Click to open larger map

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220