03/11/2017

A criação do aplicativo do portal do Servidor, que agrega também o serviço de ouvidoria, foi o vencedor de uma das três categorias contempladas pela premiação

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) teve projeto premiado nesta quarta-feira (1º). O anúncio dos vencedores do Prêmio Boas Práticas de Ouvidoria, que tem por finalidade estimular, reconhecer e premiar inciativas das ouvidorias públicas do Poder Executivo Estadual, aconteceu durante solenidade realizada no Auditório do Palácio dos Leões. A premiação integrou a programação do I Seminário da Rede de Ouvidorias do Estado do Maranhão, promovido pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC).

Na categoria “Melhoria na prestação de serviços públicos por meio das ouvidorias” o projeto de criação do aplicativo do Portal do Servidor, desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação da Segep, foi o campeão. Além de facilitar o acesso a todas as notícias publicadas no site da Secretaria e possibilitar aos servidores do Estado a consulta de contracheques, dados cadastrais, ficha financeira e processos de forma prática e ágil através do smartphone ou tablet, o aplicativo também dispõe de um área de ouvidoria, através da qual podem ser enviadas sugestões, reclamações e acompanhar a situação de atendimento das demandas feitas ao governo.

“O aplicativo foi um avanço inovador! No Estado não temos nada nesse nível e, por isso, a gente só tem a agradecer. Esse avanço não é para a Segep, para o Estado, mas é para a população, para o servidor, que, por muitos anos, sempre teve muita dificuldade para registrar solicitações. Agora, com a Lei de Acesso à Informação e com o nosso governador e a secretária Lílian, que incentivam e dão suporte para que haja transparência, isso ficou muito mais fácil”, destacou Luís Henrique França, ouvidor da Segep.

“O aplicativo do Portal do Servidor desafoga a ouvidoria na medida em que ele concentra vários serviços que eram prestados pela ouvidoria de forma presencial. Isso, de fato, aperfeiçoa o serviço público, permitindo um atendimento melhor para o cidadão, no caso o servidor”, avaliou Rodrigo Lago, secretário de Transparência e Controle. “Com certeza as ideias lançadas por esse projeto premiado da Segep serão e deverão ser copiadas por outros órgãos. Outras instituições devem se espelhar nos projetos premiados para que todas as ouvidorias consigam alcançar um grau máximo de excelência”, completou.

As outras duas categorias contempladas pela premiação foram “Ampliação de espaços e canais de participação social” e “Aprimoramento do controle social”, cujos vencedores foram, respectivamente, a Secretaria de Educação (Seduc), com o projeto Conversando com a Escola, e o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com o projeto Ouvidoria Itinerante.

Mais Fotos

Projeto da Segep vence Prêmio Boas Práticas de Ouvidoria na categoria melhoria na prestação de serviços .

Click to open larger map

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220