PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Palestra discute “Os limites da atuação dos servidores públicos durante o ano eleitoral”

11/04/2018

/O Subprocurador adjunto da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE), Alexandre Cavalcanti Pereira, palestrou sobre as condutas vedadas aos agentes públicos pela lei eleitoral.
 
A Escola de Governo do Maranhão (Egma) recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o subprocurador adjunto da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE), Alexandre Cavalcanti Pereira, que ministrou a palestra “Os limites da atuação dos servidores públicos durante o ano eleitoral”, voltada para os servidores das secretarias e órgãos do Poder Executivo estadual. O evento foi realizado na sede da Egma, localizada na Areinha. 
 
O subprocurador Alexandre Cavalcanti Pereira tratou em sua palestra, principalmente, dos limites de atuação dos agentes públicos durante o período eleitoral à luz da Lei nº 9504/97, conceituando como agente público qualquer pessoa que exerça mandato, cargo, emprego ou função pública. Estas vedações, segundo ele, não têm por objetivo impedir que o Estado continue trabalhando.
 
 “O objetivo da norma não é frear ou inibir o engajamento político dos servidores públicos, mas sim sinalizar sobre quais condutas não são adequadas, sobretudo no horário de expediente dos servidores. A legislação traz alguns pontos que devem ser observados a fim de evitar que haja uma certa influência indevida nas eleições. São contenções que devem ser feitas para que não haja um desequilíbrio no pleito”, afirmou. 
 
A diretora da Escola de Governo, Ceiça Nascimento, agradeceu a presença do subprocurador Alexandre Cavalcanti e dos servidores ressaltando que esse é um momento importante para que os servidores públicos saibam quais são as condutas vedadas durante o período eleitoral que se aproxima. 
 
Para Márcia Portela, assessora jurídica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), “é interessante poder participar desse momento, pois, enquanto consultores jurídicos do Estado, temos o cuidado de propiciar de forma dinâmica e completa a instrução daqueles que integram a administração pública para se familiarizarem com a legislação eleitoral e, com isso, fazer com que o Estado funcione, adequando suas atividades de acordo com a lei, sem criar consequências que são danosas para o próprio governo”, explicou.
 
Jefferson Nogueira, assessor da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), avalia a palestra positivamente e acredita que novas capacitações deveriam ser realizadas nesse sentido. “Esse é um ano importante para a gestão e para todos que compõem o quadro de servidores do poder executivo estadual. Portanto, uma palestra que esclareça sobre quais são os limites da atuação desses servidores é de grande valia e aplicabilidade. Acredito, inclusive, que palestras como essa deveriam ocorrer mais vezes, para que mais servidores fiquem informados sobre as condutas vedadas”, sugeriu.
 
Cartilha 
 
Além da palestra, o Governo do Maranhão também disponibiliza gratuitamente no site da PGE uma cartilha eleitoral detalhando as orientações dadas no evento sobre o que é permitido e o que é proibido a eles no exercício da função durante o período eleitoral. Acesse através do link: http://www.pge.ma.gov.br/cartilha-lei-das-eleicoes-e-condutas-vedadas/
 

Fonte: Ascom Egma
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor

NORMATIVAS

Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

FORMULÁRIOS

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220